A construção da identidade e o problema do pós-verdade na obra Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa

master
dc.abstract.enThis thesis analyses José Eduardo Agualusa's novel The Book of Chameleons in terms of the relationship between the problem of identity construction and the question of truth in postcolonial Angolan society. Transposing the crisis of local, post-revolutionary identity into the broader perspective of post-postmodern culture, Agualusa seems to create a model that responds to the need to reconstruct identity based on language and its hermeneutic background. Referring to the works of Roland Barthes, Emmanuel Lévinas and Leszek Kolakowski, it seeks to show how this issue is considered on a narrower scale from the perspective of the need to reconstruct identity as a result of Angola's postcolonial reality, as well as from the broader perspective of the contemporary crisis of identity resulting from the postmodern concept of the end of grand narratives. It emphasises that the work of creating a post-identity, based on post-truth, cannot be completed, which, in a broader perspective, will mean the possibility of negating the status of the present, which, however, in its moment of duration, is an expression of the post-subject.pl
dc.abstract.otherNa presente dissertação de mestrado, analisa-se a obra Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa, no que concerne a relação entre o problema da construção da identidade e a questão da verdade na sociedade angolana pós-colonial. Transpondo a crise de identidade local, pós-revolucionária, para a perspetiva mais ampla da cultura pós-pós-moderna, Agualusa parece criar um modelo que responde à necessidade de reconstrução da identidade a partir da linguagem e do seu fundo hermenêutico. Com referência aos trabalhos de Roland Barthes, Emmanuel Lévinas e Leszek Kołakowski, pretende-se mostrar como esta questão é considerada numa escala mais restrita, ou seja, na perspetiva da necessidade de recriação da identidade como resultado da realidade pós-colonial de Angola, bem como numa perspetiva mais ampla, ou seja, da crise contemporânea da subjetividade e da identidade em geral, resultante do conceito pós-moderno do fim das grandes narrativas. Destaca-se como o trabalho de criação de uma pós-identidade, assente na pós-verdade, não pode ser concluído, o que, numa perspetiva mais ampla, significará a possibilidade de negação do estatuto do presente, que, no entanto, no momento da duração, é expressão do pós-sujeito.pl
dc.abstract.plNiniejsza praca magisterska analizuje powieść José Eduardo Agualusy Sprzedawca przeszłości pod kątem relacji między problemem konstruowania tożsamości, a kwestią prawdy w postkolonialnym społeczeństwie Angoli. Transponując kryzys tożsamości lokalnej, opartej na porewolucyjnej tożsamości, na szerszą perspektywę kultury post-postmodernistycznej Agualusa wydaje się tworzyć model odpowiadający na potrzeby rekonstrukcji podmiotowości w oparciu o język i jego tło hermeneutyczne. Odwołując się do prac Rolanda Barthes'a, Emmanuela Lévinasa i Leszka Kołakowskiego, stara się pokazać, jak kwestia ta rozpatrywana jest w węższej skali, czyli z perspektywy konieczności odtworzenia tożsamości w wyniku postkolonialnej rzeczywistości Angoli, a także w szerszej perspektywie współczesnego kryzysu podmiotowości i tożsamości w ogóle, wynikającego z postmodernistycznej koncepcji końca wielkich narracji. Podkreśla, że praca nad tworzeniem post-tożsamości, opartej na post-prawdzie, nie może zostać zakończona, co w szerszej perspektywie oznaczać będzie możliwość zanegowania statusu teraźniejszości, która jednak w momencie trwania jest wyrazem post-podmiotu.pl
dc.affiliationUniwersytet Jagielloński w Krakowiepl
dc.areaobszar nauk humanistycznychpl
dc.contributor.advisorBrzozowski, Jerzy - 127448 pl
dc.contributor.authorTarasek, Karolina - USOS275461 pl
dc.contributor.departmentbycodeUJK/UJKpl
dc.contributor.reviewerWolny, Anna - 106415 pl
dc.contributor.reviewerBrzozowski, Jerzy - 127448 pl
dc.date.accessioned2024-07-14T23:29:42Z
dc.date.available2024-07-14T23:29:42Z
dc.date.submitted2024-07-11pl
dc.fieldofstudyfilologia portugalskapl
dc.identifier.apddiploma-176330-275461pl
dc.identifier.urihttps://ruj.uj.edu.pl/handle/item/378838
dc.languageporpl
dc.subject.enJosé Eduardo Agualusa, Angola, identity, subject, postmodernism, post-truth, mythologypl
dc.subject.otherJosé Eduardo Agualusa, Angola, identidade, sujeito, pós-modernismo, pós-verdade, mitologiapl
dc.subject.plJosé Eduardo Agualusa, Angola, tożsamość, podmiot, postmodernizm, post-prawda, mitologiapl
dc.titleA construção da identidade e o problema do pós-verdade na obra Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusapl
dc.title.alternativeKonstruowanie tożsamości i problem post-prawdy w powieści José Eduardo Agualusy Sprzedawca przeszłości.pl
dc.title.alternativeThe construction of identity and the problem of post-truth in José Eduardo Agualusa's novel The Book of Chameleons.pl
dc.typemasterpl
dspace.entity.typePublication
dc.abstract.enpl
This thesis analyses José Eduardo Agualusa's novel The Book of Chameleons in terms of the relationship between the problem of identity construction and the question of truth in postcolonial Angolan society. Transposing the crisis of local, post-revolutionary identity into the broader perspective of post-postmodern culture, Agualusa seems to create a model that responds to the need to reconstruct identity based on language and its hermeneutic background. Referring to the works of Roland Barthes, Emmanuel Lévinas and Leszek Kolakowski, it seeks to show how this issue is considered on a narrower scale from the perspective of the need to reconstruct identity as a result of Angola's postcolonial reality, as well as from the broader perspective of the contemporary crisis of identity resulting from the postmodern concept of the end of grand narratives. It emphasises that the work of creating a post-identity, based on post-truth, cannot be completed, which, in a broader perspective, will mean the possibility of negating the status of the present, which, however, in its moment of duration, is an expression of the post-subject.
dc.abstract.otherpl
Na presente dissertação de mestrado, analisa-se a obra Vendedor de Passados, de José Eduardo Agualusa, no que concerne a relação entre o problema da construção da identidade e a questão da verdade na sociedade angolana pós-colonial. Transpondo a crise de identidade local, pós-revolucionária, para a perspetiva mais ampla da cultura pós-pós-moderna, Agualusa parece criar um modelo que responde à necessidade de reconstrução da identidade a partir da linguagem e do seu fundo hermenêutico. Com referência aos trabalhos de Roland Barthes, Emmanuel Lévinas e Leszek Kołakowski, pretende-se mostrar como esta questão é considerada numa escala mais restrita, ou seja, na perspetiva da necessidade de recriação da identidade como resultado da realidade pós-colonial de Angola, bem como numa perspetiva mais ampla, ou seja, da crise contemporânea da subjetividade e da identidade em geral, resultante do conceito pós-moderno do fim das grandes narrativas. Destaca-se como o trabalho de criação de uma pós-identidade, assente na pós-verdade, não pode ser concluído, o que, numa perspetiva mais ampla, significará a possibilidade de negação do estatuto do presente, que, no entanto, no momento da duração, é expressão do pós-sujeito.
dc.abstract.plpl
Niniejsza praca magisterska analizuje powieść José Eduardo Agualusy Sprzedawca przeszłości pod kątem relacji między problemem konstruowania tożsamości, a kwestią prawdy w postkolonialnym społeczeństwie Angoli. Transponując kryzys tożsamości lokalnej, opartej na porewolucyjnej tożsamości, na szerszą perspektywę kultury post-postmodernistycznej Agualusa wydaje się tworzyć model odpowiadający na potrzeby rekonstrukcji podmiotowości w oparciu o język i jego tło hermeneutyczne. Odwołując się do prac Rolanda Barthes'a, Emmanuela Lévinasa i Leszka Kołakowskiego, stara się pokazać, jak kwestia ta rozpatrywana jest w węższej skali, czyli z perspektywy konieczności odtworzenia tożsamości w wyniku postkolonialnej rzeczywistości Angoli, a także w szerszej perspektywie współczesnego kryzysu podmiotowości i tożsamości w ogóle, wynikającego z postmodernistycznej koncepcji końca wielkich narracji. Podkreśla, że praca nad tworzeniem post-tożsamości, opartej na post-prawdzie, nie może zostać zakończona, co w szerszej perspektywie oznaczać będzie możliwość zanegowania statusu teraźniejszości, która jednak w momencie trwania jest wyrazem post-podmiotu.
dc.affiliationpl
Uniwersytet Jagielloński w Krakowie
dc.areapl
obszar nauk humanistycznych
dc.contributor.advisorpl
Brzozowski, Jerzy - 127448
dc.contributor.authorpl
Tarasek, Karolina - USOS275461
dc.contributor.departmentbycodepl
UJK/UJK
dc.contributor.reviewerpl
Wolny, Anna - 106415
dc.contributor.reviewerpl
Brzozowski, Jerzy - 127448
dc.date.accessioned
2024-07-14T23:29:42Z
dc.date.available
2024-07-14T23:29:42Z
dc.date.submittedpl
2024-07-11
dc.fieldofstudypl
filologia portugalska
dc.identifier.apdpl
diploma-176330-275461
dc.identifier.uri
https://ruj.uj.edu.pl/handle/item/378838
dc.languagepl
por
dc.subject.enpl
José Eduardo Agualusa, Angola, identity, subject, postmodernism, post-truth, mythology
dc.subject.otherpl
José Eduardo Agualusa, Angola, identidade, sujeito, pós-modernismo, pós-verdade, mitologia
dc.subject.plpl
José Eduardo Agualusa, Angola, tożsamość, podmiot, postmodernizm, post-prawda, mitologia
dc.titlepl
A construção da identidade e o problema do pós-verdade na obra Vendedor de Passados de José Eduardo Agualusa
dc.title.alternativepl
Konstruowanie tożsamości i problem post-prawdy w powieści José Eduardo Agualusy Sprzedawca przeszłości.
dc.title.alternativepl
The construction of identity and the problem of post-truth in José Eduardo Agualusa's novel The Book of Chameleons.
dc.typepl
master
dspace.entity.type
Publication
Affiliations

* The migration of download and view statistics prior to the date of April 8, 2024 is in progress.

No access

No Thumbnail Available
Collections